9 de agosto de 2017

A Era Heroica: O Universo DC por Ivan Reis

Faber-Castell patrocina exposição do conceituado quadrinista Ivan Reis

Retrospectiva reúne artes originais do artista brasileiro, no Memorial da América Latina, com os principais personagens da DC Comics

São Paulo, agosto de 2017 – A Faber-Castell, em parceria com a Chiaroscuro Studios e com a Fundação Memorial da América Latina, apresenta ao público a atuação do conceituado artista Ivan Reis, em uma das mais importantes editoras de quadrinhos: a DC Comics.

A exposição, com entrada gratuita, A Era Heroica: O Universo DC Comics por Ivan Reis, será na Biblioteca Latino-Americana, no período de 18/08 a 17/09, e conta com artes originais, materiais de produção, além de edições raras e colecionáveis. Todo esse universo que será exposto permitirá ao público compreender o processo criativo do artista. A curadoria é de Ivan Freitas da Costa, colecionador e realizador de diversas exposições de quadrinhos premiadas com o Troféu HQMIX.

Com mais de 200 itens, a exposição terá artes originais, material de produção, colecionáveis como estátuas e action figures, produzidos com base em designs criados pelo artista. É uma oportunidade para os fãs e profissionais da área terem contato com itens raros, nunca antes apresentados ao público, que revelam o processo da criação das histórias em quadrinhos e também do trabalho do artista.

De acordo com o curador, a exposição celebra um talento brasileiro de renome internacional, reconhecido pelo seu trabalho com personagens conhecidos e adorados por pessoas de todas as idades. “Ivan Reis é um dos principais nomes dos quadrinhos mundiais. Ele desenha regularmente para as principais editoras dos Estados Unidos há quase duas décadas, destacadamente para a DC Comics, onde trabalhou ao lado dos maiores escritores para produzir HQs que são clássicos modernos, publicados mundialmente. Além disso, seus desenhos estampam os mais diversos produtos e são fonte de inspiração para colecionáveis”, explica Ivan Costa.

Etapas de produção da capa de Justice League nº 15, que poderão ser vistas pelo público nesta exposição.

Imperdível: workshops aos sábados, com entrada gratuita

Paralelamente, aos sábados, nos dias 19 e 26 de agosto, 2 e 9 de setembro, a partir das 10 horas, irão ocorrer workshops e palestras ministradas por Ivan Reis e seus colaboradores. Além disso, haverá sessão de autógrafos, a partir das 14 horas, com o artista.

Conforme Eduardo Ruschel, diretor de Marketing e Inovação da Faber-Castell, a exposição DC Comics por Ivan Reis tem muita relação com o propósito da companhia, que é de inspirar e incentivar a criatividade, sendo essa oportunidade uma excelente parceria.

“Esse evento está em sintonia com as últimas iniciativas promovidas pela Faber-Castell, que são focadas em artes e inspiram aqueles que gostam de desenhar profissionalmente ou são amadores. Recentemente, lançamos a plataforma Inspirarte, que reúne grande variedade de técnicas e estilos de trabalhos artísticos. Nossa pretensão é criar a maior comunidade relacionada ao tema e hoje já temos mais de 55 mil inscritos. Além disso, temos uma linha de produtos de alta performance e qualidade, a Art & Graphic, que é focada exatamente nesse público”, declara o executivo.

“Sediar um evento tão importante como esse e receber um artista paulista, renomado internacionalmente, é um grande orgulho para nós. Tradicionalmente, o Memorial é referência na realização de importantes premiações e encontros culturais, como a entrega do Troféu Angelo Agostini, promovido aqui há cinco anos. Portanto, receber essa exposição, além dos workshops, que serão ministrados pelo próprio Ivan Reis, é um grande acontecimento que virá somar a nossa agenda de opções culturais”, destaca Felipe Pinheiro, diretor da Fundação Memorial da América Latina.

Trajetória – Ivan Reis

Atuando há mais de 25 anos no mercado de quadrinhos, o paulistano Ivan Reis iniciou sua carreira nos Estúdios Maurício de Sousa. Já trabalhou em várias revistas do gênero, além das gigantes Marvel e DC Comics. Na Marvel desenhou títulos como Vingadores, Homem de Ferro e Hulk. Já na DC Comics, desenhou as revistas Superman, Lanterna Verde e Aquaman. Também participou de eventos como Infinite Crisis, Blackest Night, Brightest Day, Multiversity e foi um dos criadores envolvidos na grande reformulação DC Universe Rebirth. Celebrado artista, em 2016, desenhou a edição número 6, da revista Batman, sua primeira história solo como Homem-Morcego, que foi a mais vendida no mercado americano em setembro daquele ano.

Atuante em várias mídias, criou designs para colecionáveis e artes de campanhas publicitárias da DC Comics. Além disso, foi ganhador de importantes prêmios em sua carreira. É o artista exclusivo da editora DC Comics há mais de 10 anos, sendo um dos principais nomes do mercado de quadrinhos mundial.

Serviço:
Exposição “A Era Heroica: O Universo DC Comics por Ivan Reis”
Período: de 18 de agosto a 17 de setembro
Local: Biblioteca Latino-Americana – Memorial da América Latina Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001
Telefone: (11) 3823-4732
Horário: de terça a domingo das 9 às 18 horas

Entrada gratuita

Workshops
Quando: Aos sábados, das 10 às 12 horas. Abertura do salão às 9 horas
Como participar: Vagas limitadas. Faça sua inscrição no site: https://goo.gl/Gc2CG7.
Entrada gratuita

Programação
19/08/17 – Tema: Esboçando uma ideia
26/08/17 – Tema: Desenho
02/09/17 – Tema: Arte-final
09/09/17 – Tema: Cor
Sessões de autógrafos com Ivan Reis todos os sábados, das 12 às 14 horas

Sobre a Faber-Castell

Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira reflorestada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. Com mais de 70 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfólio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Seu projeto de plantio e seus EcoLápis são certificados pelo FSC ® (Forest Stewardship Council). Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010.

Em 2012 a Faber-Castell estabeleceu uma parceria com a TerraCycle e lançou um programa de coleta que permite a transformação de instrumentos de escrita em matéria prima reciclada que substitui o material virgem que seria utilizado e evita o descarte de resíduos no meio ambiente. O consumidor pode ajudar se inscrevendo no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell gratuitamente, por meio do site (clicando aqui).

Faber-Castell
SAC: 0800-7017068
Site: www.faber-castell.com.br

Sobre a Chiaroscuro Studios

Uma das principais empresas do mundo na área de agenciamento de talentos para o mercado de quadrinhos e de ilustração, que representa vários dos principais artistas brasileiros e estrangeiros que trabalham para editoras como Marvel Comics e DC Comics, entre outras. Atua também na venda de arte original desses mesmos artistas e na organização de eventos de quadrinhos e de cultura pop como a CCXP Comic Con Experience, em São Paulo, maior evento do gênero no mundo. http://chiaroscuro-studios.com

Sobre a Fundação Memorial da América Latina

Pólo de produção artística e cultural da América Latina, o Memorial foi idealizado para promover a integração entre os povos latino-americanos. Fundação de Direito Público, sem fins lucrativos, vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, o Memorial foi inaugurado em 18 de março de 1989 e hoje é referência na realização de eventos que reúnem os grandes nomes do cenário artístico, político, cultural e literário do país. O traço de Oscar Niemeyer, autor do projeto arquitetônico, garante a funcionalidade da estrutura e a adequação de suas instalações para abrigar eventos de todos os tipos e tamanhos. São 84 mil metros quadrados – dos quais 20 mil de área verde – pelos quais se distribuem sete diferentes edifícios. A concepção do projeto cultural criado por Darcy Ribeiro dá unidade às ações e atividades desenvolvidas pelo Memorial. Sua localização, ao lado do Terminal Barra Funda – que integra metrô, trens e ônibus –, contribui para que o Memorial seja um dos pontos turísticos mais visitados na capital. O acesso às pessoas com deficiência é outro diferencial do Memorial: há rampas, banheiros adaptados para cadeirantes e piso tátil em toda a sua área, além de totens com dispositivos de leitura em Braile instalados nos portões de entrada do conjunto.

Informações para a imprensa:
Ideal H+K – PABX: (11) 4873 7900 – www.idealhks.com
Nadi Sousa – (11) 4873-7916 – nadi.sousa@idealhks.com
Andrea Farias – andrea.farias@idealhks.com

Shared